Joinville realiza primeiro Censo de Inclusão para pessoas com TEA, TDAH e Dislexia
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Pesquisa busca mapear e entender o perfil socioeconômico dessas pessoas, visando melhorar políticas públicas
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Joinville lança um marco significativo na busca pela inclusão e compreensão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. O município está realizando seu primeiro Censo de Inclusão dessas pessoas, com o objetivo de criar um mapeamento detalhado dos casos e direcionar políticas públicas adequadas.
Para participar do censo, tanto as pessoas com os transtornos quanto seus responsáveis podem acessar o site da Prefeitura de Joinville e preencher o formulário eletrônico até o dia 2 de julho deste ano. A pesquisa visa identificar não apenas a quantidade, mas também o perfil socioeconômico das pessoas afetadas, proporcionando informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.
A construção do questionário envolveu as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Joinville, além da colaboração da sociedade civil. Esse esforço conjunto reflete o compromisso do município em abordar de maneira abrangente as necessidades das pessoas com TEA, TDAH e Dislexia.
Flávia Schwinden Muller, gerente da Unidade de Serviços Especiais da Secretaria da Saúde, destaca a importância dos dados coletados: "Esses dados beneficiarão não apenas a Secretaria de Saúde, mas também a Assistência Social e Educação, direcionando políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA, TDAH e Dislexia".
O Censo de Inclusão das Pessoas com TEA, TDAH e Dislexia está em conformidade com a Lei 9.298, de 21 de novembro de 2022, de autoria do vereador Brandel Junior, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Adriano Silva.

Deixe seu comentário